

Se está procurando atendimento médico de urologia em Caldas Novas, veio ao lugar certo!
Ligue agora: 64 3012-4615
Deve-se ir à uma consulta em urologia sempre que apresentar sintomas que envolvam o sistema urinário como dificuldades para urinar, dor nos rins, dor durante as relações sexuais e em caso de doenças sexualmente transmissíveis.
O médico em urologia responsável por cuidar dos órgãos reprodutores masculinos e tratar o sistema urinário das mulheres e dos homens. É o profissional que realiza exames de diagnóstico e prevenção de doenças relacionados ao trato urinário, como câncer de bexiga e infecções urinárias, por exemplo.
A urologia é responsável por tratar órgãos como rins, bexiga, uretra, ureter, testículos, pênis, próstata, glândulas adrenais e epidídimo, sendo um ducto que coleta e armazena os espermatozoides.
Os homens devem ir ao médico pelo menos uma vez ao ano para serem realizados exames de prevenção, como o toque retal, que é um exame feito visando verificar alterações na próstata que podem ser indicativos de câncer de próstata.
Condições que tratamos
A urologia é a área da medicina dedicada a tratar o sistema urinário, tanto do homem, quanto da mulher, fica responsável por diagnosticar e tratar os seguintes casos de:
-
infecções e inflamações em todo o trato urinário;
-
cálculos renais;
-
cânceres no sistema urinário e
-
distúrbios miccionais.
Já em relação ao sistema reprodutor masculino, o médico em urologia é responsável por diagnosticar e tratar:
-
doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);
-
fimose;
-
ejaculação precoce;
-
impotência sexual;
-
curvatura peniana;
-
tumores que acometem o sistema reprodutor masculino.
Câncer da próstata: a prevenção começa após os 40 anos.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Para prevenir o câncer da próstata, o recomendado é ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, controlar o peso corporal, evitar fumo e álcool e manter suas consultas de rotina em dia.
A consulta em urologia também é para as mulheres.
Em conversas informais, os principais assuntos vinculados à urologia são o pênis e o toque retal para exame de próstata, órgãos exclusivamente masculinos. Dessa forma, por desinformação ou preconceito, cria-se uma ideia de que o médico em urologia é o “médico do homem” e o ginecologista é o “médico da mulher”, o que não é verdade.
Mulher também deve ir ao médico para uma consulta de urologia.
As enfermidades podem ser tratadas em mulheres são:
-
Infecções urinárias e cistites;
-
Incontinência urinária;
-
Bexiga hiperativa;
-
Cálculos renais;
-
Disfunções sexuais;
-
Dores pélvicas;
-
Prolapsos de órgãos pélvicos (“útero caído”);
-
Mal formações genitais e urinárias;
-
Doenças de transmissão sexual;
-
Gestantes com fetos com doenças urológicas;
Vale informar que as mulheres devem realizar atendimento em urologia em casos de infecções urinárias de repetição (acima de duas por ano), em casos de cálculos (pedras nos rins), de incontinência urinária ou se apresentarem sintomas relacionados ao trato gênito urinário.

Infecções
Urinárias
A infecção do trato urinário (ITU), mais conhecida como "infecção urinária", é um dos tipos de infecção bacteriana mais comuns no ser humano.
Quase sempre, é causada por micro-organismos que ficam nas fezes sem provocar doença, mas que, por alguma razão, entram no canal urinário, ou seja, onde não podiam entrar. Quando limitado ao trato urinário baixo, ou seja, a bexiga, a condição recebe o nome de cistite e costuma ser resolvida sem problemas com antibiótico. Se a infecção "subir" para o trato urinário alto, passando pelo ureter até os rins, a condição passa a ser chamada de pielonefrite e pode ser muito perigosa, pois há risco de as bactérias caírem na circulação sanguínea,






_edited.png)